Homofobia não combina com cuidar bem

Orientação sexual e identidade de gênero não é questão de escolha: cada indivíduo já nasce com elas e elas podem variar com a fase da vida e percepção de si. Essas características compõem a parte da personalidade individual que não é influenciada pelo meio externo. Não existe repressão, “educação”, religião ou método que efetivamente as modifique.

Cada um é como é. Ser amado é ser aceito como é. Amar-se é aceitar-se. Assim, é impossível alguém ser feliz de verdade sendo falso consigo mesmo; já ao meio é até possível fingir, apesar de desgastante, irritante e chato...

Presenciar uma relação homoafetiva, ainda que dos próprios pais, não muda a natureza de um indivíduo; assim como milhares de filhos de pais heterossexuais seguem outro caminho. A ausência de conhecimento ou de classificações para as variações de orientação sexual não as tornam inexistentes. Proibir o acesso a informação é, além de impossível fora de uma ditadura, uma grande ignorância. A educação facilita o autoconhecimento e, portanto, a felicidade.


Quem conhece e aceita a si mesmo, aceita os demais e não tem necessidade de promover a violência. Violência só gera violência e atos de ódio machucam todo tipo de pessoas.

Psicologicamente falando, toda violência (ódio) praticado por alguém, diz respeito somente a esse alguém: potenciais reprimidos, eu reprimido, traumas...

A pessoa homofóbica não é necessariamente um homossexual reprimido, mas, necessariamente, terapia lhe ajudaria muito.

Seus filhos podem ter orientações sexuais diferentes da sua, quer você queira ou não. Aceitar isso é contribuir com o correto desenvolvimento deles.

Com as informações em mídia, as curiosidades com relação ao tema surgem cada vez mais cedo e são cada vez mais freqüentes. Eduque com responsabilidade: sem preconceitos, lembrando a importância do respeito ao outro e para consigo mesmo e salientando a necessidade de prevenção à gravidez e doenças.

Conheça mais sobre classificações nos excelentes textos:
- da psicóloga Lourdes Possatto: Ser homossexual é absolutamente normal; 

Aos pais e professores, sugerimos livros dedicados a crianças, adolescentes e adultos sobre o tema. Os livros infantis facilitam o diálogo com as crianças, na medida em que o guia.

Infantis:

 

Para pais e professores: 



Conheça e divulgue a lei 10948/01, que criminaliza a homofobia! Clique na imagem para conhecê-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário