CURIOSIDADES

O cristianismo reconhece os animais como filhos de Deus

“Todos os seres da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que auxiliemos aos animais, se necessitarem de ajuda. Toda criatura em desamparo tem o mesmo direito à proteção.” Francisco de Assis



No dia 04 de outubro é comemorado o Dia de São Francisco de Assis (o padroeiro dos animais); neste dia, é realizada a Missa Ecológica, na qual os animais são abençoados.

Segundo o Frei Gilmar José da Silva, da Ordem Franciscana, os animais podem ser levados às paróquias da ordem em qualquer dia, pois há uma oração específica para eles.

No livro Todos os Animais Merecem o Céu (o primeiro abaixo), de Marcel Benedeti, é comentado, apesar de o conteúdo ser basicamente kardecista, que sempre que são realizadas preces a São Francisco de Assis, mesmo que estas não sejam relacionadas a animais, é gerada uma energia boa e curadora que se espalha pelo planeta sendo dividida entre todos os animais existentes. Para ler algumas orações ao santo, clique aqui. Ficam como sugestão outros livros do mesmo estilo e mesmo autor, todos muito doces. 

   


A ciência já comprovou: animais têm consciência assim como nós!

Após pesquisas analisando ondas cerebrais de diversos animais, inclusive humanos, um grupo de 13 neurocientistas assinou uma declaração, na Inglaterra, afirmando que animais como pássaros, macacos, elefantes, golfinhos, polvos, cães e gatos, possuem consciência, assim como os seres humanos. Philip Low, componente do grupo de pesquisadores, afirma: "as evidências mostram que os seres humanos não são os únicos a apresentarem estados mentais, sentimentos, ações intencionais e inteligência".


Amamos de verdade! Sim, sim!!

Experimentos científicos envolvendo neuroquímica comprovam: donos de animais os amam tanto quanto pais de crianças amam seus filhos. Ao brincar com cães, a mesma ocitocina (hormônio) que é liberada ao amamentar está presente e nas mesmas quantidades!



Etiqueta Contemporânea nos lembra de dar Bom dia para o cachorro também

Gloria Kalil, em seu livro Alô Chics (recomendo!), lembra que, hoje em dia, se formos visitar algum amigo que tem cachorro e não cumprimentarmos o amiguinho de quatro patas, tanto nosso amigo como seu cachorro vão se sentir ofendidos até nos dermos conta da gafe! O elegante é tratar o cão tão bem quanto qualquer outro membro da família.

Moderno e justo!



Tratamento espiritual para animais é cada vez mais comum

Alguns centros espíritas dão passes espirituais em animais semanalmente. Os tratamentos ajudam a melhorar a saúde e comportamentos indesejados. É importante lembrar que o tratamento espiritual não dispensa cuidados veterinários.


Seguem dois locais que realizam o trabalho:

- Grupo Fraternal Francisco de Assis, localizado na Estrada Galvão Bueno, 5143 - São Bernardo do Campo, São Paulo - tel.: (11) 4396-2297

- Associação Espírita de Amigos dos Animais (Asseama), localizado na Rua Manoel de Moura, 63 – Parque Vitória, Zona Norte, São Paulo - tel.: (11) 3534-3643

Para quem é kardecista ou se interessa pelo tema, fica a dica de leitura abaixo:



Já é possível clonar animais de estimação

Sim, é verdade! Porém, as técnicas de clonagem ainda não geram clones perfeitos: eles têm a saúde mais frágil e sobrevida menor; alem disso, se a pessoa que tiver seu animal de estimação clonado deixar de adotar um animal e, portanto, deixar de salvar uma vida, essa atitude será quase tão ruim quanto comprar animais.

É importante lembrar que o clone e o animal clonado são seres vivos diferentes (e não o mesmo ser), isso porque um clone de um determinado animal pode ser produzido, nascer e viver antes desse primeiro animal morrer. Não é preciso entrar em assuntos sobre “alma única” (e nem em outros assuntos ainda não comprovados cientificamente) para se perceber a lógica de tal afirmação.


Descoberto o antepassado dos gatos!

Segundo estudos recentes, os felinos têm origem do Felis silvestris lybica (foto), do Oriente Médio: um gatinho não tão fofo e uma vez e meia maior que os nossos queridinhos de hoje.



Chico Xavier – O Amigo dos Animais

Este é o título de um livro escrito por Carlos A. Baccelli, que conta alguns fatos da vida de Chico Xavier relacionados a animais. A leitura é muito agradável, recomendo para todos, independentemente da religião.



Chico sempre tratou os animais, até mesmo formigas, com muito respeito; conversava com eles e eles retribuíam, sabia que são portadores de alma e estão em evolução, tal como os nós.

Chico também reconhecia que o termo “irmãos inferiores”, usado normalmente entre os kardecistas para se referir a animais não humanos, não é adequado, porque, segundo ele, eles são apenas diferentes de nós, jamais inferiores.

Seguem algumas passagens da narrativa:

Quando um amigo de Chico se referiu com desprezo a um cão que Chico estava prestes a alimentar: - “Chico, ele é um vira-lata...”, Chico respondeu: - “Ah, então ele é igual a mim (...)”

Chico disse em relação a uma pessoa que maltratara um gatinho: “O homem acha que ele arranja um carma só com o que faz de mal a outro homem... Uma barbaridade daquelas não fica impune não! As Leis de Deus cobram tudo...”

Após uma gatinha sua morrer: “(...) eu não vou sentir uma dor maior quando perder um parente, um amigo; vou chorar igual, sentir igual...”


Há um livro chamado “Memórias Espirituais de um Gato”

O livro Memórias Espirituais de um Gato, de Aurea Gervasio, trás uma narrativa doce e cheia de toques interessantes para serem pensados. Afinal, vai quê...


A leitura é agradável e emocionante. Ideal para todas as idades, especialmente para crianças, fase em que se desenvolve a empatia e o amor.

Além de informações inusitadas sobre animais, comenta-se também sobre almas gêmeas, justiça divina, paz e cotidiano.


A Alma dos Animais – Um livro escrito por um cientista

Esse livro aborda a existência e sobrevivência da alma animal de forma racional, científica, bem fundamentada, respeitosa e inteligente; não cultuando, nem incentivando, qualquer religião ou crença. A leitura é agradável, visto os inúmeros casos citados; e, sem dúvida, surpreendente.




O Cérebro felino é mais parecido com o nosso do que o do cão o é!

No cérebro dos gatos e no dos seres humanos a parte responsável pelas emoções é a mesma.


Gatos realmente vibram de felicidade! Prrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

Ronronar é a capacidade do gato (e de pequenos felinos) de emitir vibração (25 vibrações por segundo) quando estão felizes; mas também ao dar luz, sob dor intensa e quando estão prestes a morrer.

O som emitido por ronronar gera e transmite conforto não apenas aos felinos, mas também a diversos mamíferos. Com relação ao homem, sabe-se que ouvir um gato ronronando diminui a pressão sanguínea e acalma! Há evidências de que ronronar acelera o processo de cura em gatos doentes, mesmo os que não estão ronronando, mas estão próximo a gatos ronronando!

Essas duas curiosidades e muito mais estão num livro que é o máximo:



“Amassa Pão”, a massagem que Freud explica

“Amassa Pão”, é como muitos chamam a massagem realizada por gatos. É relaxante para quem é massageado e também para o gato, que costuma dormir após fazê-la. Normalmente gatos massageiam seus donos, outros animais e superfícies macias como um cobertor de lã.


Por que eles fazem isto? Gatos realizam essa massagem em suas mães ao mamar; logo, quando adultos, tal comportamento os remete à sensação mais prazerosa que tinham em seu primeiro estágio de vida; reduzindo ansiedades e relaxando. Alguns até simulam mamar enquanto massageiam.

Fixação oral é um termo utilizado nas teorias sobre o desenvolvimento psicossexual humano. Resumindo, refere-se a um ou mais comportamentos que remetem o ser vivo ao maior prazer que sentia na primeira fase de seu desenvolvimento psicossexual (a fase oral), que é mamar. É, inconscientemente, uma atitude calmante, portanto, comum de se observar em situações de angústia. Nem todo mundo tem fixação oral (segundo a teoria, mas nunca conheci ninguém que não tivesse) e são exemplos de fixação oral os comportamentos: roer as unhas (ou quaisquer outras coisas como canetas, borracha, etc), fumar, chupar ou mordem os dedos, chupar o cabelo, morder os próprios lábios, entre tantos outros.


Gatos costumam ser meio doidinhos, mas um gato cleptomaníaco!?

Durante três anos, o gato Dusty furtou mais de 600 objetos da vizinhança na cidade de San Mateo, no estado americano da Califórnia. Segundo a edição inglesa do jornal Metro, durante o dia Dusty comportava-se com qualquer outro felino, mas, à noite, tornava-se num gato ladrão. Os donos do gato, Jean Chu e Jim Coleman, dizem que o recorde de Dusty são 11 objetos numa só noite. “Ele trazia luvas, toalhas, sapatos, brinquedos...”, contou Jean Chu.



Segundo os vizinhos, Dusty tem especial predileção por roupa feminina. Ao que parece, nenhum deles se importa com os furtos de Dusty. Sempre que alguma coisa desaparece, deslocam-se a casa dos donos do gato à procura do objeto furtado.

Bacana os vizinhos agirem como seres racionais!! :-)


Detetives de Animais existem no Brasil

Existem pessoas especializadas em recuperar animais perdidos. O serviço pode ser um pouco custoso, mas trazer nossos amorezinhos de volta não tem preço.

Alguns contatos:

Agência Philadelphia: www.detetives.com

Central Única Federal dos Detetives do Brasil: www.centralunica.com.br

Detetive Marcondes: www.detetivesaopaulo.org


É realmente impossível que um gato tenha filhotinhos com um cão, saiba por quê!

Genoma é um conjunto n de cromossomos (contento apenas um de cada tipo) que existe em cada ser vivo. O ser humano possui 46 cromossomos em suas células diplóides (2n), sendo 23 de cada tipo: um conjunto herdado do pai, outro, da mãe. Portanto, seu genoma (2n = 46) equivale a 23 (n = 46/2) cromossomos. Caso não haja dois cromossomos de cada tipo, o desenvolvimento de filhotes fica comprometido ou impossibilitado.

Você já deve saber que seu cachorro também tem DNA, assim como nós; e também tem genoma, mas será que o número de cromossomos que ele possui é o mesmo que nos ou o mesmo que de outros animais?

Então veja uma lista do número haplóide de cromossomos de alguns amimais:

Homem: 23

Cão: 39

Gato: 19

Camarão: 127

Pernilongo: 3

Coelho: 22

E só para chocar: bananas têm genoma n igual a 11, feijão: 22; arroz: 12. E por aí vai... :-)

Quer saber mais? O livro de Biologia que indico, de agradável leitura e resumo adequado ao ensino médio é o seguinte:




Homeopatia funciona muito bem nos cães e gatos


Por mais que algumas pessoas ainda relutem em crer, há resultados claros de como a homeopatia auxilia em problemas comportamentais e em  alguns problemas de saúde animal. Veterinários homeopatas são cada vez mais comuns. Quer saber um pouco mais sobre? Sugiro a leitura:




Aguarde mais curiosidades :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário