Há livros e dicas para ajudar as crianças a se relacionar bem.
Leitura sugerida para as crianças
Seja um bom amigo – Christine A. Adams
A autora lembra que todas as crianças precisam tem amigos para seu desenvolvimento saudável e as
mostra como se relacionar bem.
As crianças não nascem sabendo fazer amigos, a escolhê-los e a ser boa amiga; portanto, precisa de apoio para aprender a desenvolver suas capacidades sociais.
mostra como se relacionar bem.
As crianças não nascem sabendo fazer amigos, a escolhê-los e a ser boa amiga; portanto, precisa de apoio para aprender a desenvolver suas capacidades sociais.
O que mais influencia a maneira como as crianças tratam a si mesmas e às outras pessoas é a maneira como são tratadas, especialmente pela sua família, mas também pelos demais com quem convive*. É fundamental ensinar a prática de empatia desde sempre.
Mais fundamental ainda é ensinar a criança a se proteger e, para isso, deve-se conhecer sobre o assunto!
Conversar sobre esses temas é o passo principal. Ter conhecimento, livros e filmes sobre o assunto ajuda a começar o diálogo com a criança. Alguns trechos deste livro, por exemplo, que leva a um diálogo muito importante, são “Nunca faça o que é errado, mesmo que todos os seus amigos estejam fazendo”; “Para combinar com o grupo, não é preciso parecer ou agir tal quais os outros parecem ou agem”; “Se seus amigos não gostam da sua maneira de ser, procure outros que pareçam com você e o aceitem como você é”.
* Estudos em criminologia mostram que a variação brusca de normas e valores pode alterar ou mesmo anular o senso de certo e errado de uma pessoa. Evite mudanças bruscas como, por exemplo, a troca de uma escola particular por uma escola estadual. Evite expor a criança a ambientes paradoxais como, por exemplo, a casa dos primos ricos e, em seguida, o parque carente da praça - escolha um tipo de ambiente e evite variações.
Leituras obrigatórias para os pais e professores
Sobre como estimular a empatia:
Leia mais sobre como ensinar as crianças a se proteger e como protegê-las:
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