Como Cuidar Bem de Coelhos

Após de dadas comemorativas, especialmente páscoa, há muitos casos de abandono de coelhos, já que há o costume absurdo de dar seus filhotes como presente.

Cuidar bem de coelhos não é fácil! Antes de ter um, deve-se conhecer sobre sua biologia, modo de vida, necessidades... Além de pensar muito bem, discutir com todos que moram com você se realmente querem e estão preparados para ter um roedor na família pelos próximos 10 anos.


Além disso, não compre coelhos. Adote. Busque por ONGs e protetores independentes que tem esses animais para adoção (exemplo: o Grupo de Apoio aos Coelhos), assim você dá chance de um coelho que já nasceu e foi abandonado voltar a ter uma vida digna e ser amado; e ainda não financia pessoas que reproduzem animais para seu enriquecimento.

Coelhos podem ser castrados em clínicas veterinárias especialistas sob anestesia geral.

Deve-se ter cuidado para evitar gestações, já que esses animais estão em certa superpopulação nas grandes cidades, tendo em vista que ONGs e protetores de animais os resgatam de abandono e maus-tratos.

Conheça, portanto, um pouco mais sobre esses fofuxos nos vídeos que recomendo.

“Tudo O Que Você Precisa Saber Antes De Ter Um Coelho”, de Isa Mantini. Apesar da simplicidade com que ela explica, está tudo certinho. Ainda há o bom exemplo de cuidar bem, especialmente dando a liberdade que qualquer ser vivo precisa: nada de viver em gaiola!


Cuidado com vídeos quaisquer de pessoas que se dizem especialistas... Avalie criticamente, leia os comentários.


Veja também “10 Fatos Que Você Precisa Saber Antes De Ter Um Coelho”, de Famingo Maquiado:


E “Criar Coelhos Dentro De Casa”, da Sociedade Dos Pets:


Lembre-se: qualquer dúvida, especialmente sobre comportamentos estranhos ou possíveis doenças, procure imediatamente por um profissional qualificado para atender coelhos! Não faça perguntas para qualquer um ou pela Internet para quem nem lerá em tempo hábil. Se você optou por ter um animal, cuide dele direito: LEVE-O A CONSULTAS VETERINÁRIAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO. Nada as substitui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário