Sequestro de animais acontecem? Como proceder nesse caso?

Já foram relatados vários casos de "sequestro" de animais e pedido de resgate. Não se trata de sequestro, na teoria, mas sim de extorsão (artigo 158 do Código Penal Brasileiro), que usar de ameaça ou constrangimento com a finalidade de obter vantagem econômica ou de forçar alguém a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa).

Entre em contato com a polícia. Além de a polícia agir com mais experiência e estar sentimentalmente distante dos fatos, esta agira sobre os criminosos colocando-os à disposição da justiça sempre que possível (denunciar faz parte de nossa responsabilidade social).

Forneça aos policiais todas as informações que tiver sobre o caso. Peça discrição e mostre o quanto seu bichinho é importante para você e sua família. Siga as recomendações fornecidas.

Jamais marque encontros com os criminosos (sem o conhecimento ou a solicitação da polícia). Lembre-se que isso coloca a sua segurança em risco e, sem você, quem ajudará seu animal de estimação?

Pessoalmente, sugiro que se converse com um amigo policial já conhecido primeiramente, se possível, amigos de ONGs, protetores, ou detetives (existem sim). Infelizmente ainda não é cultura de todos proteger os animais e, apesar de estar na lei, pode ser que tal caso receba menos atenção que outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário