Como medicar cães e gatos – dicas e opções

Hoje é muito mais fácil medicar animais. As melhores farmácias de manipulação veterinária oferecem várias possibilidades de apresentar medicamentos: cápsulas, microcápsulas, xarope, suspensão, pasta (sachê), pomadas, biscoito e outras.

Cápsulas e microcápsulas (cápsulas menores) constituem-se de envoltório e substância medicamentosa. Podem ser colocadas diretamente na boca do animal. Alguns simplesmente as engolem, outros precisam de um empurrãozinho: segurar a cápsula com os dedos indicador e médio, abrir a boca do animal e posicionar a cápsula na região central do fundo da língua (ou jogá-la nesse local). Ás vezes é necessário empurrá-la delicadamente para a garganta além de posicioná-la. Pode-se usar uma pinça plástica (mas não de metal, pois, ao morder, o metal pode ferir os dentes). O mais fácil é com os dedos, mas podem ocorrer mordidas...

Algumas cápsulas (não todas) podem ser abertas antes de ingeridas. Pode-se misturar seu conteúdo ou elas inteiras a alimentos saborosos. Geralmente isso dá certo com cães. Evite doces, pois causam cáries.

Xarope é uma solução estável (não precisa agitar o frasco antes de usar), mas por isso tende a ser doce, o que alguns animais detestam, é ruim para diabéticos e pode causar cáries.

Suspensão é uma mistura líquida que necessita ser uniformizada agitando o frasco sempre antes de sua administração. Pode ter sabores (carne, pão, frango, outros) adicionados e não possuem gosto extremamente doce. Sendo, o sabor, mais discreto, é mais aceita pelos animais que costumam vomitar comprimidos ou para os quais dar comprimidos é quase impossível.

Para medicação líquida usa-se uma seringa descartável sem ponta, que deve ser trocada assim que ficar menos maleável ou sempre que indicado. Basta colocar a medicação na seringa e colocar e colocá-la na boca do bichinho... Quando tiver gosto agradável e for pouca, se ele não a lamber, pode-se colocá-la embaixo de sua bochecha. Se o gosto já não for tão bom e a quantidade for maior, deve-se abrir a boca do animal e colocar a seringa o mais fundo possível, porém, antes daquela parte da língua que causa o reflexo do vômito, e, somente nesse momento, pressionar a seringa e de 2 em 2 ml por vez (não mais para não causar engasgos). Cães grandes podem tomar uma quantidade maior por vez.

Gatos irão espumar. É normal. Isso não significa que estão vomitando a medicação. Esteja com papel higiênico por perto. Mesmo assim eles podem forçar o vômito, mas você perceberá a diferença.

A pasta, que pode vir em tubo ou em pequenos sachês, é espalhada sob o pelo dos animais e eles a lambem. Ótima opção para gatos. Podem ter sabores adicionados. A parte ruim é que o gato pode negar-se a lamber a medicação por não apreciar o sabor de alguma das medicações ou outro animal de seu convívio pode lambê-la toda.


Biscoitos podem ter vários sabores e formatos e cães geralmente gostam de comê-los, mas nem sempre, já que há gosto de medicação também.

Pomadas podem ser passadas sobre a pele livre de pelos e ser absorvida por ela. Isso é pouco comum para animais.

Outras vias de administração comuns, além das oral e cutânea, podem ser intramuscular, venosa e subcutânea.

Para animais que estão vomitando a medicação oral mesmo com protetores de estômago, a única alternativa é medicar por injeção. Diferentes compostos e diferentes situações exigem a administração venosa (exige mais prática), intramuscular (mais dolorida) ou subcutânea (mais fácil de realizar e menos dolorida).

NUNCA, JAMAIS, MEDIQUE UM ANIMAL SEM O CONSENTIMENTO DE SEU VETERINÁRIO! Medicamentos para humanos podem matar animais. Medicamentos para cães podem ser tóxicos para gatos e vice-versa. 



Há outras dicas para medicar animais pela Internet, mas faltam vídeos claros sobre o tema. Farei alguns em breve.

Saiba mais: Como abrir a boca de um gato



Um comentário: