Segurança é tão fundamental quanto respirar

Divirta-se com segurança, Um manual para que as crianças permaneçam saudáveis, felizes e seguras - J. S. Jackson

A obra nos lembra que é importante que a criança tenha em quem confiar, pois ela precisa saber como agir em determinadas situações; do contrário, ficará por si só e poderá se machucar e se traumatizar. Lembre-se que ela só confiará em alguém que a ouça; que seja capaz de dialogar; que saiba guardar um segredo; que não trate seus motivos e segredos como fúteis; e que não a puna sem justificativas claríssimas e de maneira justa e explicável, jamais fisicamente.

A leitura mostra às crianças que elas são capazes de sentir que há diferença entre o certo e o errado, como também de "prever" quando alguma coisa ruim pode estar para ocorrer, motivando que ajam com responsabilidade. Segue um trecho e figura relacionados:

        

“Conte sempre...” Sempre que está para ocorrer “alguma coisa que machuque você, seus amigos ou sua família”... “Lembre-se de que contar não é o mesmo que ‘dedurar’. Dedurar é o que algumas crianças costumam fazer para colocar seus colegas em problemas. Contar é uma coisa que crianças – e também adultos – fazem para evitar que coisas ruins aconteçam ou para evitar que alguém sofra”.

Quando adulto e criança lerem junto sobre regras, aproveite para discutir a importância das regras comparando a vida ao trânsito numa cidade.

Quando chegarem na parte que fala sobre preferir andar em grupos, aborde fatos reais e questione por que é mais seguro andar acompanhado, ainda que de outras crianças, do que andar sozinho.

Claro que faltam muitas dicas importantes para as crianças e para os adultos. Como segurança é um assunto de extrema importância, o blog Como Cuidar Bem o aborda com prioridade em suas matérias. Portanto, leia atentamente as matérias e links recomendados nelas. As sugeridas são:










Nenhum comentário:

Postar um comentário