Perguntas e respostas


Caso deseje enviar perguntas, após verificar que sua dúvida não está sanada no conteúdo do blog, escreva para bloggercuidebem@gmail.com


SP, Christina - Estive numa rua aqui em São Paulo e fiquei muito impressionada com uma fêmea de Pitbull presa num terreno baldio amplo e sem nenhum entulho. Na verdade dava para imaginar que era um cão para tomar conta do terreno, mas ela tinha um latido muito triste, estava sozinha, que deve ser como ela passa todos os dias. Tinha também um quisto na coxa direita razoavelmente grande, que fazia com que ela andasse meio mancando. Sai muito impressionada do local. Não é possível ver se ela tem água, alimento ou casinha. Posso fazer algo para ajudá-la? O quê?

Resposta por T. Furbetta: Pode sim. Ela está machucada e provavelmente não tem comida, água ou abrigo do sol, configurando maus-tratos.

Você deve entrar lá e levar ao menos comida e água (se alguém reclamar, diga que está na Constituição Federal que qualquer um pode entrar em qualquer local com fins de prestar socorro). Chame a Polícia Militar (PM) ou os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) local para acompanhar - Maus tratos é crime e tem que ser averiguado.

PM - 190
CCZ SP - 3397 - 8900 / 8901 / 8955 / 8956

Caso tanto a PM, como o pessoal do CCZ não ajude ou fique receoso de entrar lá, tente a delegacias especializadas em proteção animal. Diga que é urgente, que a cadela já pode estar sem comida há dias, não sabemos.

Faça isso, a vida dela pode estar dependendo apenas de suas ações.


Franca, SP, Ana - É normal gatos beberem muita água?

Resposta por T. Furbetta: Não, este pode ser um sinal de diabetes. A doença também é comum em gatos e pode levar a várias sequelas, até à morte, se não tratada em tempo. Há exames diagnósticos simples e tratamento com ração especial e, se necessário, medicamentos também. Leve o gato a um veterinário para avaliação e solicitação de exames específicos.


SP, Thalassa Furbetta – Na legislação brasileira não encontramos o crime "sequestro de animais" seguido da exigência de valores para sua devolução. Pelo que, então, o autor responde?

Resposta pelo Delegado da Polícia Civil de São Paulo Dr. José Luiz Antunes: Ele pode responder por por extorsão. Pode-se considerar a grave ameaça de lesão psicológica/emocional.


SP, Anônimo: Há pena ao policial que comete excessos ao cumprir mandado de prisão em horário correto?

Resposta pelo Delegado da Polícia Civil Dr. José Luiz Antunes: Sim. É o caso do policial que ao entrar em casa alheia atira no cão que late para ele quando havia a possibilidade de solicitar que algum proprietário contivesse o animal, quando o mesmo não demonstrava oferecer risco ou ainda quando havia disponível meio mais brando para conter o animal. As penas são previstas em legislação especial, além das relativas à atividade policial.



SBC, SP. Dani – Sempre que passo por um determinado local relativamente carente, vejo gatinhos. Percebi que ficam aos cuidados de um casal de idosos e que a população de gatinhos lá aumentou. Devo ajudar? Como?

Resposta por T. Furbetta: Deve ajudar sim. Não são todas as pessoas que sabem da importância da castração.

Vá até o local e converse com os responsáveis. Sugira a castração dos animais e explique o porquê isso é tão importante. Em todo momento mostre empatia e esteja pronta para ajudar (não passe a impressão de dona da verdade, nem que está falando coisas óbvias demais, apesar de serem). Verifique as possibilidades de os responsáveis transportarem os animais em segurança e os castrarem (em local particular ou público). Verifique se eles realmente se importam com o que você fala.

Em caso contrário, peça autorização dos proprietários para você ajudar os animais. Dependendo da boa vontade desses, você deverá mostrar que eles não terão gastos ou trabalho. O mais importante é castrar TODOS os animais. Se puder, veja com um veterinário o que mais cada um precisa (tratamento com vermífugos, por exemplo).

Há diversas clínicas e hospitais veterinários que castram a preços populares ou mesmo que fazem campanhas de castração em dias específicos (exemplos: Clínica São Bernardo e Hospital Veterinário Modelo).

Você pode optar pela castração gratuita. Nesse caso, deve verificar como proceder com o CCZ do município (E os dados para contato do de SBC estão em http://www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/ss/caes/index.asp) ou buscar informações sobre outros meios de obter castração gratuita em tal município.

Caso prefira pagar (ou somente esta possibilidade supra a urgência da situação), você pode fazer uma rifa e pedir ajuda aos seus amigos. Afinal, a causa é nobre.

Voltando aos proprietários, a maioria aceita bem a ajuda voluntária e não tem tantas noções acadêmicas como nós; do contrário, fariam melhor. Vamos acreditar que cada um dá o melhor de si. Converse com eles. Ajude. Não desista de fazer o bem!


Sto André, SP. Maria – Porque quando peço rações para doar aos abrigos que ajudo, recebo muito mais ração para cães?

Resposta por Thalassa Furbetta: Por dois motivos: a ração para gatos é mais cara, pois tem mais nutrientes e proteína (gatos precisam de mais nutrientes que cães) e também porque, em nosso país, a maioria das pessoas se identifica mais com cães do que com gatos (e é mais fácil que ajudem aquele por que têm mais empatia). 

Faça campanhas solicitando ração para gatos e mostrando que eles também sentem, tanto quanto nós, mas apenas se expressam de maneira diferente.


SP, Beto - Meu cachorro nunca sai do apartamento a menos quando passeamos (e sempre de coleira), devo castrá-lo assim mesmo?

Resposta por Thalassa Furbetta: Sim, com certeza! A castração deixa o animal mais tranquilo e mais confortável consigo mesmo (aumenta a qualidade de vida e reduz estresses e agressividade), além de que diminui em mais de 90% o risco de ocorrer a grande maioria dos cânceres e muitas das infamações.

A castração ainda ajuda a reduzir a ocorrência da micção em lugares diversos (diferentes do correto) para marcação de território.


Sto André, SP. Alexandre - Meu cachorro está castrado e mesmo assim fica tentando acasalar com um cachorrinho de pelúcia. Será que a castração deu errado? Devo fazer algo?

A castração não deu errado. É que alguns animais continuam sentindo necessidade de acasalar mesmo após castrados (mas diminui muito). Não precisa se preocupar e deixe o cachorro se divertir com a pelúcia - faz bem para a saúde dele e o deixa mais calmo e menos agressivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário