Não fugir de política (ser cidadão) é aprendido – Ensine!

Participar ativamente da vida política de seu país, Estado e município é ato importantíssimo para melhorar onde vivemos.

Participar ativamente é votar após pesquisar sobre os candidatos e escolher um melhor, assinar  e divulgar petições com as quais concorda, participar de passeatas e de atos políticos, divulgar ideias, fazer campanhas e se manter informado sobre tais assuntos.

Nossa república é democrática. Isso significa que cada indivíduo influencia a realidade de onde vive. Portanto, é fundamental que não se fuja de assuntos políticos.

Devemos lembrar (e lembrar nossos filhos e alunos) que:

- É por meio do nosso voto que ESCOLHEMOS os candidatos que nos representarão. Serão eles que deterão significativo poder de ação e decisão. Caso pense que todos os candidatos são ruins, ESCOLHA o “menos pior”. É sua responsabilidade não ser negligente – Sua ação influenciará direta e indiretamente pessoas, animais, natureza, relações internacionais e muitos aspectos importantíssimos que podem recair sobre você. Até mesmo uma guerra pode acontecer ou deixar de acontecer por causa de um candidato mal escolhido. Lembra quando um deles queria implantar a bomba atômica no Brasil em vez de usar o dinheiro disponível para sanar a fome de necessitados?

- Caso não possa votar ou mesmo perceba que seu voto único fará pouca diferença, converse com amigos, parentes e colegas, mostrando a eles porque é boa ideia votar nos candidatos que você escolheu;

- Seja ético e responsável! Não faça propaganda eleitoral por dinheiro ou por motivos que diferentes de realmente acreditar que o candidato que você está divulgando fará mesmo o bem à sociedade e à natureza;

- Deve-se pesquisar sobre candidatos antes de escolher um. Escolha aqueles que não tiverem ficha criminal preenchida, conferirem importância também ao meio ambiente e aos animais, parecerem éticos e forem coerentes em suas ações e diálogos (nas diversas vezes em que se elegeram);

- Se não tiver pesquisado o suficiente para escolher um candidato, vote nulo. Não atrapalhe quem pesquisou e que melhorar seu país;

- leia, assine e divulgue abaixo-assinados (petições) com as quais concorda. Participe de passeatas e protestos. A partir desses atos, podemos modificar leis.



Para facilitar a explicação de política para crianças, sugiro a leitura, para elas, do livro O Gato e os Gatunos, de Claudio Martins, pela Editora Paulus.

        

A obra, com ilustrações muito simpáticas e texto relativamente simples, compara o funcionamento de uma sociedade ao funcionamento (morfofisiológico) de um gato de estimação, mostrando como ela toda é importante a si mesma. Há a narrativa do fato que leva a protagonista a querer ser política para fazer o bem e zelar pela justiça.


Link: - Compreenda por que o partido de cada candidato escolhido é importante, o que significa votar na legenda de um partido, como funciona o sistema eleitoral brasileiro, o que realmente pode anular uma eleição, qual a função dos ocupantes dos diferentes cargos, entre outros aspectos importantes e básicos da política que podem fazer com que votar seja mais eficiente do que parece. Acesse: Como funciona o Sistema Eleitoral Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário