Como prevenir que seu filho use drogas – Você pode e deve

A educação recebida em casa é o principal fator que influencia as pessoas a usarem ou não
substâncias entorpecentes (lícitas e ilícitas) ao longo de sua vida; ainda que as condições socioeconômicas, religiosas e até mesmo de índole individual também sejam aspectos relevantes.

Pais e professores não nascem sabendo como lidar com desafios tão atuais, assim, precisam sim de apoio e conhecimento específico e pecam por deixar para buscá-lo tarde demais.

As gerações mudam. Problemas com ansiedade, depressão e suicídio nunca foram tão frequentes. 

Firmeza, limites, respeito, senso de causa e conseqüência, conhecimento de que se deve lidar com as conseqüências das próprias ações são alguns dos temas pouquíssimo claros no desenvolvimento de pessoas com personalidade químico-dependente.

O que fazer para prevenir de maneira eficaz a necessidade da fuga da realidade e da autodestruição e como agir ao perceber alterações comportamentais nos filhos são assuntos de que pais fogem, como se tal fuga corroborasse com a crença da imunidade a esses problemas.

Muitas matérias nesse blog objetivam ajudar a educar corretamente para um desenvolvimento ético e saudável, bem como para a prevenção do uso de substâncias psicoativas. Sugerimos, juntamente, literatura excelente complementar. Seguem os links:


Palestras sobre drogas (excelentes): Série do hedonismo à adicção: as drogas no mundo contemporâneo, da CPFL Cultura. Excelente material para professores!




Dica de livro para os professores - prevenção do uso de entorpecentes:




Dicas de livros para os pais e professores  (indicados pela psicóloga Lourdes Possatto) - Prevenção do uso de entorpecentes:


      


Dicas de livros para os pais (indicados pela psicóloga Lourdes Possatto) - Como lidar com os filhos e alunos depois que o contato com as drogas já aconteceu:


          







Nenhum comentário:

Postar um comentário