Novato na casa - aproximando animais

Animais podem se tornar amigos independentemente de suas idades. É mais fácil acostumá-los quando menores de um ano, mas apenas grandes traumas impedem a socialização de um animal adulto.

O primeiro contato pode causar a impressão de que os animais nunca se acostumarão juntos, mas em apenas três dias as coisas podem mudar muito! Os animais se acostumam sim! É preciso ter paciência e cuidado, porque às vezes demora até mesmo três ou quatro meses... Mas calma. Geralmente leva bem menos tempo.

Quando um animal é colocado em um novo lar, deve-se seguir certa rotina:

1 Cheiros

- Deixe o novato, por algum tempo (horas a dias), em cômodo separado dos demais animais. Inverta os cômodos, deixando que eles se acostumem com os novos cheiros;

- Passe um paninho em um animal e depois no outro para que se adaptem aos cheiros um do outro em suas coisas e em seus corpinhos;

- Faça carinho em um deles e, em seguida, mostre as mãos ao outro, dando-lhe um petisco e fazendo-lhe agrados para que um associe o cheiro do outro a coisas boas. Petiscos podem ser substituídos, à vezes, por carinho, elogios e brincadeiras, especialmente se a galera estiver muito gorducha. 

2 Contato visual

- Após os primeiros passos acima, deixe-os ter contato visual, sempre dando a mesma quantidade de carinho a todos, para não gerar ciúmes e antipatias. Pode-se colocá-los presos a coleiras ou separados por dois portões com um espaço entre eles. Cuidado com sustos. Gatos, caso se assustem, quando no colo, podem nos arranhar e geralmente conseguem escapar.

Se ferimentos ocorrerem por conta de medo ou sustos, não dê broncas. Não se pode punir um reflexo natural à sobrevivência. 

Os animais podem ver o novato sendo acariciado, desde que, logo em seguida, também ganhem carinho. Eles podem perceber que seus donos gostam de outros animais. O ciúme nunca deve ser incentivado, pois, em todas as espécies, só gera problemas!

3 Contato físico

- Com o passar do tempo, vá diminuindo a distância entre os animais até que não se incomodem mais  um com a presença um do outro. Nesta etapa, já não haverá necessidade de disputa territorial.

- É muito importante oferecer rotas de fuga ao um gato, caso em contato com outros animais, para que, caso o gato se sinta acuado, ele possa subir em prateleiras, mesas, etc, evitando ficar em pânico.

Importante: se não houver risco de brigas (tamanhos, forças equivalentes; animais calmos e acostumados com outros animais) ou ao menos um dos animais não se incomodar com o outro, com cuidado e sempre na presença de pessoas, eles podem ser imediatamente colocados juntos.

É isso que ocorre, normalmente, quando o processo envolve filhotes. O Filhote costuma não se intimidar com os rosnados do adulto, nem mesmo querer atacá-lo (há exceções), dessa forma, o adulto percebe que ele também não precisa ter medo e que suas investidas raivosas não geram resultados. 

Outros detalhes:

- As comidas e caixas de areia (no caso de gatos) devem ser separadas e em colocadas em locais distintos, ao menos inicialmente, para que os animais que já vivem no local se sintam menos invadidos. 

Para evitar que cães comam a comida dos gatos, basta colocá-la em local alto. Para evitar que cães bisbilhotem a caixa de areia dos gatos, vale o mesmo, ou pode-se colocar a caixa em local de difícil acesso ao cão (em que para acessar, deve-se pular um obstáculo ou passar por local estreito).

Comportamentos de birra ou ciúme, como fazer xixi em lugar errado, vomitar, ficar agressivo ou muito quieto podem acontecer. EVITE BRONCAS! Broncas fazem com que os animais associem a nova situação a algo ruim. Seja paciente. Ignore os comportamentos indesejáveis, pois desaparecerão em breve. Dar atenção, seja em elogio ou bronca, a um comportamento animal, estimula esse comportamento, fazendo com que ele se repita mais frequentemente.

Quando necessárias e em situação de normalidade (não de adaptação a algo novo), as broncas devem ser curtas, apenas mediante sons e expressões faciais coerentes. Basta um firme “não” olhando seriamente nos olhos, uma espirrada de água fria no rosto ou um barulho como o de uma chacoalhada de moedas em um pote de metal para ser claríssimo. Jamais se deve agredir um animal – ele aprenderia, desse modo, que é mediante violência que se resolve as coisas e tornar-se-ia agressivo com o meio e/ou consigo mesmo.

Nunca se deve castigar um animal – ele não entende o castigo como conseqüência do que fez, pois só associa as suas ações passadas ao que ocorre IMEDIATAMENTE após elas, ou seja, uma bronca breve ou um elogio. 

Brigas... Caso ocorram (com contato) nos primeiros encontros, separe os animais e volte um passo no processo de aproximação. Caso ocorram brigas entre animais já adaptados, lembre-se que tentar separá-las pode lhe causar ferimentos (não será nada pessoal). Use barulhos, água e, nos casos mais graves (cães grandes), um extintor (eles morrem de medo). Dê bronca nos briguentos imediatamente  após e, sempre que se derem bem, elogie-os e dê petiscos. Gatos brigam às vezes para delimitar território e se acertam entre si. Fazem muito mais barulho do que atacam. Só interrompa se houver exageros. Já, cães, podem se matar, sendo que, em alguns casos, é necessário separá-los para sempre. Porém, em casos extremos, antes de agir, procure um especialista: as chances de resolver o problema são imensas se você tentar de verdade. Uma entrevista com um treinador pode trazer dicas específicas para cada caso e resolver o problema, nem sempre são necessários vários encontros.

Cuidado com preza e predador. Esses animais se darem bem entre si depende muito mais da personalidade de cada um do que de espécie, raça ou mesmo treinamentos. Caso seu gato coma seu passarinho, quem merece bronca é você, não ele.

Há diversos vídeos de como foram resolvidos problemas de animais complicados de "o encantador de cães", "o encantador de gatos", entre outros treinadores. Busque na Internet sobre o problema que está tento, se estiver tendo algum. A solução pode ser muito simples.

Boa sorte! :-)


A imagem desta postagem é original da página dos Resgatinhos de Campinas 10 coisas que todo pai/mãe de gato deve lembrar. Sugerimos sua leitura!

Saiba mais sobre Como preparar o gato para a chegada do bebê.

Primeiro gato? Veja dicas em: https://meusanimais.com.br/como-devemos-agir-com-um-gatinho-recem-chegado-em-casa/ As outras partes do site também são legais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário